Fiz o verdadeiro Detox do fígado e da vesícula

 A lógica que me fez experimentar a desintoxicação do fígado

Desde quando comecei a pesquisar sobre hábitos saudáveis, principalmente sobre alimentação saudável, reparei que quase todos conteúdos de qualidade que absorvia, seja estes vindos de livros, blogs, documentários, etc. Traziam sempre uma informação importante de forma indireta, isto é, com frequência os autores criticavam os comportamentos que adquirimos nas últimas décadas e enalteciam hábitos de gerações anteriores, muitas vezes de culturas milenares. 

Esta percepção me fez abrir os olhos para muitas coisas,  comecei a me identificar com a ideia de que no quesito saúde nos perdemos no meio do caminho. Nunca na história da humanidade tivemos tantos elementos artificiais e nocivos presentes na nossa rotina.  Estes elementos são facilmente encontrados nos alimentos, nos cosméticos, na água, no ar e praticamente em todo lugar que observarmos com atenção.
Figura da evolução humana satirizada

É preciso compreender que a maioria de nós foi educado no contexto regido pelos interesses da grande indústria, que não desenvolve produtos com a intenção de satisfazer as necessidades de bem-estar e Saúde, mas sim para atender exclusivamente o objetivo de lucro. 

Nos alimentos por exemplo, para baratear os custos de produção são adicionados corantes e conservantes extremamente tóxicos, substâncias para viciar o paladar, gorduras artificiais que causam inflamações sistêmicas e uma série de outros aditivos químicos muito prejudiciais à nossa saúde. 

Este modo de ver as coisas me fez buscar novos hábitos de alimentação e consumo, mas não somente, comecei também a procurar por formas de compensar os males que já havia causado ao meu corpo devido a anos de uma vida desregrada com industrializados.

Em um primeiro momento li sobre e testei procedimentos mais populares que levavam a fama de “Detox”, como por exemplo sucos e chás. Todavia procurava por algo mais elaborado e que tivesse um impacto mais profundo. 

Foi então que procurando em leituras menos conhecidas descobri que técnicas de desintoxicação fazem parte de sistemas tradicionais de medicina em diversas culturas ancestrais.  

Panchakarma,  por  exemplo,  é  um  tratamento  de  desintoxicação oferecido pela medicina Ayurveda indiana. Procedimentos de desintoxicação corporal podem ser encontrados também nos sistemas de medicina da China, do Egito, bem como na cultura indígena da Amazônia. Isto é incrível! Abriu minha mente!

Como conheci o procedimento de desintoxicação do fígado?

A partir das buscas baseadas na lógica acima, não foi difícil encontrar o nome de Andreas Moritz. Um médico alemão muito conhecido por praticar e disseminar os conhecimentos da Ayurveda e de outros sistemas medicinais alternativos. 

Moritz sofria de muitas doenças crônicas desde a infância, e por conta disso percorreu o mundo pesquisando técnicas e divulgando suas descobertas. 
Como autor, o Dr. Andreas Moritz deixou diversos livros sobre saúde e espiritualidade. Entre eles está justamente uma obra específica sobre o detox do fígado, cujo nome é Limpeza do fígado e da vesícula.

Capa do livro do Dr. Andreas Moritz

O livro me ajudou muito na compreensão de que somos um sistema complexo que envolve corpo, mente e espírito. 

Segundo Moritz se você experimenta problemas graves e persistentes de saúde, sejam eles físicos ou emocionais, seu fígado pode estar congestionado com compostos tóxicos que estão aprisionados dentro de depósitos de bile endurecida (pedras intra-hepáticas). 

Pedras congeladas de um paciente
Pedras congeladas de um paciente que fez o detox

Quase todas as condições de saúde, problemas de beleza ou envelhecimento precoce são intimamente ligados ao declínio do desempenho do fígado, o qual muitas vezes escapa dos exames sanguíneos convencionais. 
Congestão nos dutos biliares do fígado minam a capacidade do corpo de fazer o aproveitamento devido do alimento ingerido. Isto, por sua vez, pode conduzir a acentuadas expressões de desconforto, incluindo medo, raiva, impaciência, ganância, depressão, doenças e cinismo. 

Limpar o fígado de obstruções existentes e impurezas pode ajudar a restaurar o equilíbrio, a vitalidade e a felicidade em cada faceta de sua vida. 

O fígado é o maior órgão do corpo humano depois da pele. Seu trabalho é principalmente limpar e depurar o sangue, mas não para por aí… Os especialistas apontam mais de 40 funções associadas ao seu funcionamento, dentre elas estão:

  • Promover a integração entre os vários mecanismos energéticos do organismo; 
  • Armazenar e metabolizar as vitaminas;
  • Realizar a síntese das proteínas plasmáticas (contidas no sangue);
  • Neutralizar as toxinas residuais produzidas pelo organismo;
  • Filtrar mecanicamente as bactérias;
  • Secretar bile;
  • e outras.

Podemos resumir a importância do fígado da seguinte forma: se o fígado está doente, o corpo está doente e vice-versa. 

Na medicina ocidental costumamos dar atenção ao fígado quando o mesmo está com uma condição avançada de doença, mas segundo a Ayurveda, inúmeros sintomas podem nos mostrar que o fígado precisa de uma ajudinha. Por exemplo: 

  • Olhos sem vida, avermelhados e visão turva;
  • Dormir entre 8 a 10 horas por noite e mesmo assim não se sentir renovado pela manhã;
  • Problemas digestivos diversos;
  • Formação de gases e inchaço depois de comer;
  • Mau hálito, devido ao sangue intoxicado. Toxinas que normalmente são eliminadas pelo fígado, utilizam os pulmões como canal de escape;
  • Incapacidade de pensar com clareza, “névoa cerebral”, devido a impurezas flutuando pelo sangue.
  • Alergias causadas por congestão do fígado;
  • Dor de cabeça decorrente das toxinas no sangue;
  • Celulite causadas pelo acúmulo de toxinas na gordura corporal, toxinas estas que o fígado não conseguiu eliminar completamente;
  • Odor corporal desagradável;
  • E, definitivamente, se você tem acne de qualquer tipo, seu fígado está sobrecarregado e merece uma boa limpeza.

Definição do Protocolo

Depois de descobrir todas as possibilidades de melhoria que uma limpeza do fígado e da vesícula poderia me trazer, comecei a trabalhar dentro de mim a ideia de que precisava fazer o processo de desintoxicação. Entretanto confesso que demorei 3 anos até ter coragem e me organizar para isso.  

Durante todo este tempo eu assistia vídeos, tomava nota de relatos e tentava achar alguém próximo que já tivesse feito tal procedimento. 

Foi então que dois pontos chaves surgiram na minha vida e me deixaram mais confortável na execução do detox: 

  • O primeiro ponto foi que veio a pandemia e com ela a decisão da empresa onde trabalho de aderir o home office. Isto permitiu uma flexibilidade na minha rotina para poder fazer os devidos preparos; 
  • O outro fato importante foi que descobri um amigo próximo que havia feito a limpeza 14 vezes (Sim 14! Segundo o Dr. Moritz o ideal é que a limpeza se repita mensalmente até parar de sair os cálculos/pedras). 

Trata-se de um procedimento simples de executar, mas com bastante detalhes. Pesquisando sobre o assunto é provável que você encontre inúmeros tutoriais, cada um com suas particularidades.  

Foi exatamente o que aconteceu comigo, e justamente por conta disso, resolvi organizar todos os conhecimentos que absorvi nesta busca e criar um ebook explicando passo a passo como fazer o protocolo. 

Se você tiver interesse, é possível baixar GRATUITAMENTE o material no link a seguir:  


botão para ebook


Em resumo, você vai precisar fazer uma limpeza do intestino alimentando-se de forma saudável e usando uma fórmula NADA agressiva para evacuação. 
Depois de terminar a limpeza intestinal, você vai fortalecer e preparar seu fígado durante 5 dias para expulsar cálculos de colesterol que estão estagnando toxinas no seu corpo. 
No sexto dia do procedimento é quando você vai fazer a parte mais difícil do processo, isto é, você fará um enema de café (opcional) e posteriormente ingerir um copo de azeite de oliva, mais um copo de suco de limão. 

copos de suco de limão e azeite de oliva



Feito isso você ficará de repouso esperando o fígado expulsar os cálculos, que no dia seguinte estarão presentes nas suas fezes. É basicamente isso!

Abaixo um vídeo onde mostro as pedras que saíram da minha limpeza (Sim fiz questão de resgata-las do vaso sanitário para mostrar aos incrédulos).


Benefícios

Entendo que tudo que fazemos com dedicação e acreditando, tende a dar certo. Investi muitas horas da minha rotina para fazer o procedimento da forma correta, bem como depositei a crença de que o detox traria muitos benefícios. E assim foi!

Conforme mencionei no texto, segundo o livro, a limpeza deve ser feita inúmeras vezes até começar a sair somente uma areia fina e não mais os cálculos grandes. Confesso que ainda não me organizei para fazer mais vezes, porém observei com apenas duas limpezas reparações significativas na minha vida. 

Muitas pessoas relatam melhoras em diversos segmentos, eu particularmente gostaria de destacar dois pontos que ficaram muito claros e impactaram profundamente meus dias: 

  • Dois dias após a limpeza senti uma disposição enorme ao levantar, e assim foi durante as semanas seguintes;
  • Entretanto, o efeito mais claro pra mim foi na melhora da digestão depois da segunda limpeza. Há muitos anos que evitava comer derivados de trigo, pois apresentava uma série de desconfortos. Após o detox do fígado posso dizer que meu corpo passou a tolerar novamente pão e farináceos (Claro que isso é exceção na minha rotina 😉).
Como efeito colateral nos primeiros dias minha pele apresentou algumas acnes,  que segundo o Dr. Moritz é absolutamente normal no processo de desintoxicação.

Enfim, este é o meu relato com esta experiência incrível. Aproveito para deixar claro que de maneira alguma recomendo que você faça o procedimento sem antes consultar um bom médico, preferencialmente algum médico que se identifique com medicina preventiva. 

O único “conselho” que daria, não somente para o detox, é: Tome sempre cuidado e pesquise sobre técnicas alternativas como esta,  mas permita-se Pesquisar, experimentar e concluir por conta própria aquilo que serve e não serve para você!

Lembrando que se você tiver interesse em fazer, eu detalho todo o procedimento no e-book que elaborei. Link Abaixo:
botão para ebook


Uma abraço e até logo. 

Ficou com dúvida? Tem algum feedback? Comenta aí em baixo… vai ser um prazer conversar. 👊

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *